#DP132anos

Diário Popular completa 132 anos

Nesta data especial, o Diário Popular prepara uma série especial das diversas facetas que acompanham o veículo ao longo deste período de circulação

Fundado em 27 de agosto de 1890, o Diário Popular completa neste sábado 132 anos de produção ininterrupta de notícias com conteúdo e circulação impressa focados na Zona Sul. Mas via meios digitais, o DP está em todo lugar. Para ter uma dimensão deste alcance, mesmo estando sediado em Pelotas, cerca de 65% dos que acessam o Jornal atualmente estão fora do município. Porto Alegre, Curitiba, Rio Grande, Rio de Janeiro, Brasília… Mas também mundo afora, como é possível ver na página central deste caderno especial.

Neste mês de setembro, um novo portal, mais moderno e acessível para os leitores, estreará. Nele, a produção de conteúdo, com notícias em texto, áudio e vídeo, será ainda maior. Para o leitor, mais informação. Para os parceiros comerciais, novos espaços para dar ainda mais alcance e destaque às marcas que escolhem nosso veículo como impulsionador de seus negócios.

Estamos presentes também nas principais redes sociais, por onde os leitores têm acesso ao conteúdo produzido e podem opinar, divergir e contribuir com a produção de conteúdo local. O Diário Popular, com atenção, respeito e seriedade, busca sempre ouvir diferentes pontos de vista, reforçando seu papel democrático, defendendo os interesses públicos e sendo cada vez mais a voz de Pelotas e da Zona Sul do Estado.

Um veículo a serviço da comunidade
“Tudo começa com o Diário Popular e cresce com o Diário Popular”, afirma Maria Eulalie Fernandes. Ela, que lidera o Banco Madre Tereza de Calcutá e participa de diversos projetos sociais em Pelotas ao longo das últimas décadas, lista uma série de realizações que contaram com a ajuda do Jornal para virarem realidade. “É um jornal que se destaca pela benemerência”, analisa.

Referência em trabalho social na cidade, ela diz que nota o impulso nos efeitos que as ações têm quando divulgadas nas páginas. “Atinge todos os níveis da sociedade. E é um veículo que sempre dá espaço aos mais carentes”, comenta. Para ela, o papel do DP na promoção de atividades, como campanhas de arrecadação de alimentos, roupas, ou por empregos, é levar adiante a possibilidade de conhecer iniciativas e apresentar possibilidades a quem quer ajudar, mostrando também os resultados.

Nas mais diversas editorias, o Diário Popular trabalha junto à sociedade para alcançar objetivos coletivos, contar histórias e fazer o seu trabalho enquanto imprensa de denunciar, criticar e engajar. Recentemente, o caso Rai Duarte, por exemplo, ganhou repercussão nacional. As imagens dele sendo retirado do ônibus da torcida do Brasil, feitas pelo fotojornalista Carlos Queiroz, tiveram papel fundamental na busca pela elucidação dos acontecimentos, bem como as cobranças através de reportagens, editoriais e acompanhamento com afinco por parte do veículo. A busca por justiça faz parte da essência fundamental do jornalismo.

O Diário recebe também muitas sugestões de pautas de leitores. Uma delas, Jani Bonow, procurou a equipe em julho para relatar demora na fila de atendimentos da UBS de seu bairro, bem como problemas junto à Ouvidoria da prefeitura.

No dia seguinte à reportagem, sua consulta foi enfim agendada. Hoje, ela relembra a importância que o DP teve na sua vida. “A ajuda foi enorme. É muito relevante. Assim como foi para mim, o Jornal é importante para tantos outros”, afirma.

Na Zona Sul
O Diário Popular possui circulação pelos 22 municípios da região. Entre tantas pautas importantes, uma delas se destaca: a luta conjunta pela duplicação da BR-116. Há mais de uma década, o Jornal ajuda a pressionar autoridades federais, fiscaliza trechos entregues e une-se à sociedade no clamor pela conclusão das obras, contatando quase que mensalmente departamentos públicos ou realizando reportagens sobre a situação.

Temas como o Polo Naval de Rio Grande, agronegócio, obras nas demais rodovias e política nos municípios da região também ganham espaço frequente nas páginas. A cultura, a segurança pública, a economia, o esporte… em todas as editorias, o Diário Popular busca manter-se como a voz da região.

E nos bairros de Pelotas
No segundo trimestre deste ano, o DP lançou o projeto editorial Nosso Bairro, com apoio da Associação Nacional de Jornais. A iniciativa apresentou cinco regiões de Pelotas, ouvindo demandas da população e apresentando reportagens com cobertura em todas as editorias de atuação. A partir de setembro, o novo portal do Diário Popular terá uma área exclusiva para falar dessas comunidades, onde os moradores poderão encontrar notícias hiperlocais, assim como sugerir suas demandas e amplificar as cobranças por melhorias, bem como as histórias de sua localidade.

 

-173035

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

APAES do RS lançam campanha para mobilizar candidatos das eleições Anterior

APAES do RS lançam campanha para mobilizar candidatos das eleições

Próximo

Oportunidade de negócios para marcas parceiras

Deixe seu comentário